quarta-feira, 11 de março de 2015

S4A - Scratch for Arduino


Quando surgiu a ideia de levar o arduino para a sala de aula, tornou-se evidente que dado os conhecimentos dos alunos envolvidos - 8º ano - a opção teria de passar por uma linguagem de programação acessível e que não fosse fator de desmotivação.
A linguagem Scratch foi a solução mais óbvia, uma vez que os alunos já trabalhavam com ela na disciplina de Informática.
Na verdade, o Scratch foi desenvolvido pelo MIT para crianças e é com muita facilidade que alunos do ensino básico (muitas vezes logo no primeiro ciclo) se apropriam dos conceitos básicos e rapidamente evoluem programando histórias ou pequenos jogos. Para saber mais, o melhor é mesmo aceder à página do MIT.

O software S4A é uma adaptação do scratch para arduino, permitindo programá-lo usando os blocos caraterísticos do Scratch.

Para usar este software, há que descarregá-lo do site do S4A
Para além disso, é necessário descarregar um programa específico criado pelo S4A e programar com ele o arduino. Só depois é possível a comunicação entre o S4A e o arduino.

O ficheiro de comunicação referido, limita a opções de entradas / saídas do arduino, que ficam definidas de acordo com a imagem seguinte:

Suponho que seja possível alterar esta definição de entradas / saídas a partir do ficheiro disponibilizado pela S4A, mas ainda não me debrucei sobre o assunto. Ficará para quando tiver tempo para tal...

Sem comentários:

Enviar um comentário