sexta-feira, 3 de abril de 2015

Arduino...em casa!

Há certos momentos em que me sinto um bocado limitada. Corre por algumas esferas pensantes a ideia que um professor é uma espécie de enciclopédia, alguém que deve estar sempre preparado para em qualquer momento abrir a boca e debitar uma aula fantástica sobre um qualquer assunto da sua disciplina (e até fora dela). 

Pois que a minha experiência pessoal está longe disso. Quando comecei a dar aulas, diziam-me os professores mais experientes que "por cada hora em sala de aula, devem existir duas de trabalho a prepará-la". Parece que hoje o paradigma se alterou e o trabalho individual do professor tem merecido cada vez mais descrédito.

Serve esta introdução para confessar (estamos na Páscoa!) que trabalho de facto muito em casa. Não é um lamento - é simplesmente uma constatação. E, tendo filhos, estes acabam por coabitar muitas horas com o trabalho da mãe.

Foi por isso sem surpresa que ouvi a minha filha de 12 anos dizer que nas férias da Páscoa queria fazer o seu próprio projeto em arduino.

O projeto foi delineado por ela. Fez o boneco de um gato recorrendo a materiais cá de casa (ela gosta bastante deste tipo de trabalhos manuais) e decidiu o que queria que ele fizesse: que os olhos piscassem e que miasse quando lhe tocassem no nariz. Sugeri que acrescentasse um braço a dizer adeus, o que acatou.

A ideia inicial para o nariz do gato, foi um botão de pressão. Dada a fragilidade da estrutura, no entanto, optei por uma fotoresistência, o que foi uma escolha acertada. Ainda não tive oportunidade neste blog de explorar as entradas analógicas, mas fá-lo-ei em breve.

O circuito eletrónico e as ligações, fui eu que as fiz. Optei por não fazer soldaduras. Em vez disso, usei crocodilos e conetores para ligar os componentes e os fios.

Quanto à programação, e uma vez que a minha filha sabe os rudimentos de scratch, embora nunca tivesse trabalhado em ambiente S4A, adaptou-se com facilidade. A programação do servo motor foi feita deliberadamente sem variáveis para tornar a programação mais acessível.

O resultado parece-se um bocado com aqueles gatos que estão à porta dos chineses, para dar sorte, mas não deixa de nos roubar um sorriso!

Deixo um resumo do projeto desenvolvido...
 

...o esquema do circuito...


...e um pequeno vídeo com o projeto a funcionar.





1 comentário: