quinta-feira, 18 de junho de 2015

Projeto barco do Sado#1

Este foi um trabalho "por encomenda".

Inserida no projeto Rato da Biblioteca, será organizada uma exposição de trabalhos em Ponte de Lima, no próximo dia 1 de julho. A turma do 10º ano do vocacional integra o projeto e construiu uma série de traineiras e barcos, um culminar de um estudo sobre a origem da primeira traineira de pesca no rio Sado. Foi-me pedido que, em arduino e utilizando a programação em Scratch, automatizasse o projeto.

Em reunião com os alunos envolvidos, e depois de escolhido o trabalho de entre os vários construídos, ficou definido que o barco devia estar parado na ausência de movimento e que, com o aproximar de uma pessoa, devia piscar LED vermelhos e verdes, fazer movimentar os remos e fazer ouvir o som do mar.

Eis o trabalho dos alunos:




Em casa, concebi o circuito a ser montado. O sensor de aproximação que usei foi de novo o SR04, cujo funcionamento em arduino e Scratch foi já descrito em post anterior. Não esquecer que é necessário firmware próprio para o arduino trabalhar com o SR04 em Scratch: http://densare.pt/files/zip/S4AFirmware16_SR04.zip

Para os remos usei dois servo-motores que a escola adquiriu através do financiamento da DGE aos clubes de programação e robótica, dois HD-1160A. Usei também um dos arduino adquiridos em vez do meu pessoal, como é hábito. Para o som, usei mais uma vez um do site www.buscasons.com .

A primeira dificuldade surgiu ao tentar ligar os dois servos em simultâneo. Estranhamente, e estando a trabalhar com uma placa de arduino igual à que eu própria tenho, que funciona com dois servos a trabalhar ao mesmo tempo, a placa com que construí o circuito "crashava" quando os motores tinham ordem de funcionar. A solução passou por alimentar os servos com uma fonte independente (usei uma outra porta USB do computador), como já tinha feito para o projeto do jardim iluminado de forma automática.

Outro problema que partilho é que em várias ocasiões os motores pareciam tremer mesmo em vazio. Procurei pela solução deste problema pela net e parece que o problema reside na maior parte das vezes em falta de alimentação. O fenómeno deixou. no entanto, de acontecer sem que eu tenha encontrado uma solução cabal.

Quanto à programação, especial atenção para a variável delta que define a variação do âgulo do motor. Quanto menor for este valor, mais suave será o movimento, mas mais demorados serão os 5 ciclos que defini que se cumprissem com a aproximação de alguém. Defini ainda que entre um e outro ciclo há um tempo de espera de 20 segundos, pelo que não será possível iniciar novo ciclo antes desse intervalo de tempo.

Deixo a minha proposta de trabalho para o circuito eletrónico e o programa em Scratch...



...o circuito esquemático...




...e um pequeno vídeo com o circuito em funcionamento (o som do mar não é muito percetível na gravação):






1 comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderEliminar