terça-feira, 30 de junho de 2015

Projeto barco do Sado#2

Com o barco terminado e o circuito a funcionar - ver Projeto barco do Sado#1 - chegou a altura de completar o projeto. Foram soldados os LED a fios mais compridos, soldado o sensor SR04 e...com o o sensor soldado, por mais voltas que se dessem, a placa não era reconhecida pelo PC! Terei danificado o sensor com o calor do ferro de soldar? Seriam os fios que ao sensor soldei demasiado finos e estariam a adicionar uma resistência adicional ao circuito? Enfim...com o tempo a esgotar-se, houve que tomar uma decisão e acabei por substituir o sensor por um simples interruptor. Menos tchã! mas mais fiável.

Foi retirado um dos LED vermelhos porque os alunos tinham instalado uma bandeirinha no barco que quisemos preservar e deixou de fazer sentido o 2º LED. O interruptor foi ligado à entrada digital 2.

O programa foi uma adaptação simples do realizado para funcionar com o SR04.

Deixo a minha proposta de trabalho para o circuito eletrónico e o programa em Scratch:


...o circuito esquemático...




...e uma foto com o projeto terminado (o vídeo terá de vir depois):


Uma palavra de apreço à colega Isabel Oliveira, cujo jeitinho para trabalhos manuais foi fundamental para levar a conclusão deste projeto a bom porto. Muito obrigada por todas as horas na oficina, a disponibilidade e boa disposição, Isabel!

Sem comentários:

Enviar um comentário