quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Espaço LEGO

Apesar de fugir ao âmbito da programação de arduinos, não posso deixar de partilhar o início dos trabalhos do Espaço LEGO da Escola Secundária D. João II.

Com o prémio obtido no projeto Rato da Biblioteca, a escola obteve dois conjuntos LEGO EV3 com os quais começámos agora a trabalhar com alunos do 7º ano, todas as 4ªF à tarde na biblioteca da escola.


Uma informação sobre o início deste espaço, com o respetivo horário, foi lida em todas as turmas do 7º ano e deixámos cartazes na biblioteca, mas o que trouxe os alunos foi mesmo trazer os kits da LEGO para a biblioteca da escola e começar a montá-los e a programá-los. Os alunos que por ali estavam, ou nos computadores ou em pequenos grupos, aproximaram-se e criou-se um grupo espontâneo que, achando graça aos trabalhos, prometeu voltar na semana seguinte.

A programação dos robôs foi feita através do programa da LEGO Mindstorm, em tablets, e também através de aplicações, mais limitadas, nos telemóveis dos alunos. 

Criei um pequeno manual com alguns dos blocos fundamentais do software da LEGO que partilharei na página de facebook, por achar que é material que foge ao âmbito deste blog .

Devo dizer que conto com a ajuda inestimável de três alunos do curso vocacional que, tendo apetência para esta área, ajudam os colegas na montagem e programação dos robôs.

E a brincar, a brincar, já falámos de programação, sensores e motores. E foi só a primeira sessão!

Sem comentários:

Enviar um comentário