quinta-feira, 5 de maio de 2016

Projeto Casa Inteligente#1

No Espaço Programação e Eletrónica, os alunos envolvidos estão já familiarizados com os componentes eletrónicos mais comuns, esquemas elétricos e entradas e saídas do arduino. A programação por blocos começa, para estes alunos, a ser insuficiente e a motivação para iniciar a aprendizagem em C está a nascer espontaneamente.

Antes de passar para o C, no entanto, achei que o grupo devia fazer um último trabalho de projeto programado em linguagem gráfica. As razões para esta minha decisão prendem-se, por um lado, por eu continuar a afirmar a importância da "fabricação" de um produto - quando os circuitos não saem da breadboard, perde-se a oportunidade de pensar "e agora?...como tornar isto real?", perde-se a oportunidade de usar ferramentas, perde-se a oportunidade de ter de cumprir uma tarefa para a qual não há guião; por outro lado, o trabalho de projeto apela ao trabalho de grupo, ao convívio, à cooperação - e como os alunos deste espaço são de turmas diferentes, achei que era mais importante apostar neste tipo de trabalho antes de voltar ao método de trabalho que envolve grupos de dois alunos por computador.

Assim, antes das férias da Páscoa, pedi ideias e foram as meninas do clube que sugeriram construir uma casa inteligente.

Como o objetivo era usar o maior número possível de componentes explorados em sessões anteriores,ficou decidido que:
  • Uma fotoresistência devia controlar dois LED (acendendo-os caso escurecesse,apagando-os caso fosse dia) e um motor de passo (para descer e subir estores em caso de noite ou de dia, respetivamente);
  • Uma campaínha devia tocar quando premida e fazer abrir uma porta (que fechará passados alguns segundos) através de um servo motor.
De acordo com os gostos pessoais de cada um, o grupo dividiu-se entre a conceção do circuito e programa e a realização da maqueta da casa. A integração do circuito na maqueta teve de contar com o trabalho de todos como um grupo único.

O facto de um dos motores ser de passo, tornou necessário o software Snap4Arduino em vez do S4A. Mais uma vez, o Snap4Arduino revelou-se mais instável que o S4A e mais exigente em termos de computador a usar. Se fosse agora, teria proposto aos alunos a programação em mBlock.

Os alunos não revelaram problemas em integrar os conhecimentos adquiridos em sessões anteriores, tendo realizado o circuito e programação por etapas, sessão a sessão (primeiro o controlo dos LED, depois do motor de passo e finalmente do servo motor). Deixarei algumas fotos da evolução do projeto em post posterior.

Deixo o circuito construído e o programa em Snap4Arduino realizado...



...o circuito esquemático...



E um pequeno vídeo com o circuito em funcionamento (explicado pelo Diogo, um dos alunos que o criou):


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