quarta-feira, 27 de maio de 2015

Projeto: O robot guardião #1

Depois das aulas formais já descritas, aos alunos foi proposto que trabalhassem num projeto seu.

Uma vez que o Arduino na Escola está a funcionar "roubando" uma aula por semana à disciplina de Informática, foi este o momento de dividir a turma entre os que não se sentem motivados por este tipo de trabalho, e que por isso avançarão para projetos na área da informática com a supervisão da professora da disciplina, e os que desejam evoluir para um trabalho mais autónomo em arduino. Cerca de metade da turma avançou para o projeto em arduino.

A partir daqui, sairemos da sala de informática e passaremos a trabalhar na oficina da escola, levando como apoio, nesta fase dos trabalhos, um computador portátil.

Um dos primeiros projetos que surgiu, foi o robot guardião, inspirado no robot homónimo proposto no site Computação na Escola.

Material de eletrónica necessário:
  • 1 placa arduino;
  • 1 breadboard;
  • 1 sensor SR04;
  • 2 servo motores SG90;
  • Fios.
O boneco em si, está à responsabilidade dos alunos envolvidos neste projeto, o Diogo e o Paulo, que o desenvolverão com o apoio da professora de Arquivo, professora Isabel Oliveira.

De recordar que para usar o sensor SR04, é necessário usar firmware adequado, que é disponibilizado em http://densare.pt/files/zip/S4AFirmware16_SR04.zip

Uma descrição mais exaustiva do funcionamento do SR04 em ambiente Scratch foi já feita neste post do blog.


Deixo a minha proposta de trabalho para o circuito de eletrónica e o programa em Scratch ...


...o circuito esquemático...




...e um pequeno vídeo com o circuito em funcionamento:





Sem comentários:

Enviar um comentário