sábado, 17 de outubro de 2015

Abertura do ano letivo 2015/2016

Ao contrário do que fizemos o ano passado, em que "tomámos de assalto" a aula de Informática do 8º ano vocacional, este ano a ideia é criar um espaço de trabalho em regime de clube para alunos interessados na área.

Por limitações de horário, tal só poderá começar no 2º período. Este primeiro período será usado para planificar as atividades e preparar novos materiais.

E para apresentar o clube a eventuais interessados, nada melhor...que permitir que todos os alunos tenham oportunidade de experimentar!

Assim, na passada 5ªF a biblioteca da escola foi requisitada para a turma do 10ºA da escola. 30 alunos divididos em grupos de 3 para trabalhar com os 10 arduinos que a ANPRI nos emprestou. Nunca tinha trabalhado numa sessão com tantos alunos, o currículo dos atuais alunos de 10º ano não contemplou o Scratch, a área de computadores da bilbioteca é reduzida, e por isso estava um pouco receosa. Mas correu bem! Os alunos desta faixa etária têm já uma maturidade que lhes permite adaptar-se a novos contextos e foi com facilidade que resolveram as atividades propostas.

No final da sessão, foram vários os que se manifestaram interessados em integrar um clube de eletrónica e programação.

Deixo a proposta de trabalho que explorei nesta sessão (uma adaptação das aulas 1 e 2 que preparei no ano passado), e que repetirei para as restantes 3 turmas do 10º ano de Ciências e Tecnologias nas próximas semanas:
 

Como nota final, refiro a importância de dar a oportunidade a todos os alunos de tomarem contacto com a área da eletrónica e programação. A esmagadora maioria dos alunos nunca teve oportunidade de montar um circuito - nunca saberá se tem gosto ou aptidão por esse tipo de trabalho, pelo que a constituição de clubes apelando apenas a uma inscrição voluntária pode pecar por deixar de fora jovens com aptidão natural para a área mas que ignoram a sua própria aptência.

Sem comentários:

Enviar um comentário