domingo, 18 de outubro de 2015

Dia da Programação e Robótica

Foi no dia 17 de outubro que decorreu, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o Dia da Programação e Robótica, forma escolhida pela Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) para celebrar a Code Week 2015 - Semana Europeia da Programação, uma iniciativa da Comissão Europeia.

Este evento teve como objetivos promover o ensino das diferentes linguagens de programação e suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos, assim como divulgar e partilhar as experiências que têm vindo a ser realizadas um pouco por todo o país...objetivos cumpridíssimos!

Foram 22 as escolas que compareceram expondo os seus trabalhos - D. João II, incluída -  e outras ainda que partilharam experiências em vários painéis que foram sucedendo ao longo do dia.

A exposição foi dominada por robôs, arduinos, programação e muita, muita criatividade! Uma partilha do tanto que se faz pelas escolas nacionais e que tantas vezes não sai das quatro paredes da sala de aula...os participantes, professores e alunos de todas as idades, puderam partilhar experiências, dificuldades e saberes-fazer. E eu gosto tanto, tanto de ver o conhecimento assim partilhado sem reservas nem complexos!

Nós, claro, levámos os nossos dois projetos, o blog, e muita vontade de conhecer quem explora caminhos similares. E que trouxemos? Muitas ideias, muitos contactos e a sensação de um dia muito frutuoso. Tão bom!

O espaço de exposição da D. João II

Alguns dos muitos trabalhos da área de exposições


O Clube de Robótica da Escola Básica São Gonçalo, de Torres Vedras, dominou a mostra de projetos educativos que decorreu no pavilhão desportivo. Futebol robótico, busca e salvamento, danças robóticas...um verdadeiro espetáculo !

Sem comentários:

Enviar um comentário