segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Espaço Programação e Eletrónica - RGB e saídas PWM

Tendo comprado 10 RGB por menos de 1€, achei que podia aproveitar para apresentar este componente aos alunos do Espaço Programação e Eletrónica.

Para preparar a aula, usei o material que já tinha preparado para RGB e, para introduzir a saída PWM, o que já tinha explorado no post sobre motores dc.

Em termos do que já tinha feito, a grande diferença foi mesmo o facto destes novos RGB serem de ânodo comum, enquanto que aqueles que eu tinha usado o ano passado eram de cátodo comum. Apesar de, depois de explicado o esquema do RGB ânodo comum, os circuitos com este tipo de RGB serem perfeitamente acessíveis, a verdade é que em termos de programação é preciso cuidado, pois agora os LED do RGB ligam quando a saída digital do arduino a que estão ligados está OFF (para criar a ddp de 5V; quando a saída digital está ON, a 5V, como o ânodo está ligado a essa tensão, a ddp aos terminais do LED é nula e por isso está desligado). Dito de outra forma, podendo escolher, é preferível trabalhar com os alunos com RGB de cátodo comum.

Entretanto, introduzi também as "saídas analógicas", tendo o cuidado de lhes explicar que se tratam de facto de saídas PWM, em que o sinal é modulado - a tensão eficaz é que varia, não o valor da tensão contínua.

O último exercício proposto nesta sessão incluía entradas e saídas digitais, entradas analógicas e saídas PWM - e eu senti que para alguns alunos foi um passo demasiado grande; um dos grupos, no entanto, cumpriu todas as tarefas no tempo previsto. Refiro, com satisfação, que já todos os alunos estão a interpretar esquemas eletrónicos e já não uso os slides com a vista de breadboard. Quanto à programação, reconheço que começo a ter vários níveis, o que me levará, daqui em diante, a preparar as sessões não em apresentação eletrónica, igual para todo o grupo, mas em tarefas personalizadas de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos.

Deixo a apresentação eletrónica que apliquei nesta sessão. Até breve!



Sem comentários:

Enviar um comentário