sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Preparando o Dia dos Namorados

A proximidade do Dia dos Namorados levou-me a pensar que podia aproveitar a efeméride para fazer um pequeno projeto no Espaço Eletrónica e Programação, envolvendo os alunos na sua montagem, e dando visibilidade ao trabalho que vamos fazendo junto da comunidade educativa.

Tinha de ser um projeto simples e que os alunos compreendessem em pouco tempo.

Surgiu-me a ideia de fazer um pequeno coração com LED que fossem piscando de forma diferente sempre que alguém acionasse um sensor ou um interruptor. Por experiências anteriores, em pequenos projetos de estrutura pouco robusta, a substituição de um interruptor de pressão por uma fotorresistência pareceu-me a melhor opção.

E portanto a ideia é esta:

Como, em S4A, as saídas digitais do arduíno estão limitadas a quatro, usei, à semelhança do que já tinha feito no Projeto Jardim iluminado de forma automática, o LM324, que integra 4 amplificadores operacionais. Ligando a saída de cada amplificador a 4 LED, consegui controlar 16 LED (em grupos de 4). Também neste projeto a alimentação dos LED teve de ser autónoma do arduíno, usando para isso outra porta USB do computador.

Imaginei 3 formas diferentes de fazer ligar os LED e, em vez de criar uma sequência definida, fiz o programa escolher aleatoriamente um delas cada vez que a fotorresistência é acionada.

Deixo a minha proposta de trabalho para o circuito de eletrónica e o programa em Scratch...


...o circuito esquemático...




E um pequeno vídeo com o circuito em funcionamento (cancelei para este vídeo o fator de aleatoriedade, de forma a passar sequencialmente por todas as formas de fazer os LED piscar):


Sem comentários:

Enviar um comentário