quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sensores de infravermelhos (PIR)

Os sensores de infravermelhos são úteis em projetos onde a deteção de um obstáculo é importante. Ao contrário dos sensores de ultrassons, que retornam um sinal analógico que permite calcular o valor da distância de um objeto ao sensor, os sensores de infravermelhos (ou PIR - Passive Infrared Sensor) retornam apenas um sinal digital ON / OFF que informa se há ou não um objeto a uma distância pré-definida.

Foram dois os sensores testados: um detetor de obstáculos - módulo para arduino e um HC-SR501. O primeiro, comprei-o por 0,86€ e o segundo por 0,71€ (aqui e aqui).

Relativamente ao princípio de funcionamento, este é idêntico aos dois sensores: cada um deles apresenta um LED emissor de infravermelhos e um receptor de infravermelhos. Os infravermelhos mais não são que radiação térmica, não detetável pelo olho humano. Quando o feixe de infravermelhos emitido pelo LED emissor bate num obstáculo, é refletido e detetado pelo sensor, que transmite essa informação alterando o estado da saída digital.

Os dois sensores testados têm caraterísticas diferentes e adequam-se a diferentes aplicações. Um quadro-resumo apresenta principais caraterísticas e aplicações possíveis:


Segue-se uma apresentação eletrónica com uma proposta de trabalho para explorar o funcionamento de cada um dos sensores referidos:


 

Sem comentários:

Enviar um comentário