terça-feira, 24 de maio de 2016

Introdução à linguagem C - entradas analógicas

Na segunda sessão de introdução à programação de arduinos em linguagem C, concentrámo-nos na exploração das entradas analógicas.

Comecei por distribuir aos alunos um resumo da sessão anterior, com as funções dadas, os símbolos usados, os tipos de variáveis e os comandos relativos à porta série (os últimos slides da apresentação da sessão #1). Distribui também a datasheet do TMP 36, o sensor de temperatura a usar nesta sessão.

Voltei a iniciar a sessão com o BlocklyDuino, que me parece ser uma forma mais simples para esquematizar o programa a partir do qual se desenvolverão os trabalhos. O programa em C gerado pelo BlocklyDuino é sempre alvo de análise, pelo que a intenção é interiorizar a estrutura de um programa em C.

A entrada analógica começou por ser explorada através de uma resistência variável que foi substituída depois por um sensor de temperatura. No final da sessão, os alunos obtiveram um termómetro cujos valores podiam ser lidos na janela da porta série.

Pontos importantes a realçar:
  • A análise da datasheet. Os alunos tiveram que interpretar a pinagem do TMP 36 a partir dos esquemas da datasheet e montá-lo a partir desses dados;
  • Os cálculos envolvidos. Sem que fossem cálculos complicados, foram importantes para refletir sobre a importância da definição do tipo de variáveis;
  • A interdisciplinaridade. O facto de compreenderem a necessidade de obter a equação de uma reta a partir dos gráficos disponibilizados na datasheet. E de adaptarem os dados fornecidos às suas necessidades (o gráfico fornecido teve de ser "redesenhado" de forma a que o eixo dos xx' passasse para yy' e vice-versa);
  • Muito importante: a repetição de instruções dadas na sessão anterior. Como os próprios alunos referiram "não é difícil, é preciso é lembrarmo-nos das funções disponíveis".
Nesta sessão, não foi feita, por falta de tempo (as nossas sessões estão programadas para 90 min) a tarefa "Agora Tenta #4". Todas as restantes tarefas foram cumpridas.

Deixo a apresentação que explorei nesta sessão:


Sem comentários:

Enviar um comentário