terça-feira, 5 de julho de 2016

TIC@Portugal'2016

Foi no dia 1 de Julho que se realizou o evento TIC@Portugal'2016, uma iniciativa da Associação EDUCOM - APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa).

O objetivo do TIC@Portugal é refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação, divulgando e debatendo a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem. Este é um evento de caráter nacional e descentralizado, tendo decorrido, em simultâneo, sessões no Monte da Caparica, em Vila Real de Santo António, Braga, Bragança, Coimbra, Mangualde, Santarém e Setúbal. O programa completo pode ser consultado aqui.

Marcámos a nossa presença em Setúbal partilhando a nossa experiência na programação de arduinos através de Scratch. De manhã, promovemos a comunicação "Arduino e Scratch - uma experiência"; à tarde dinamizámos uma workshop de introdução à programação de Arduino em Scratch.

O que mais aprecio nestes eventos é terminar o dia com a certeza que, se já muito se faz nas nossas escolas (tantas vezes sem a visibilidade e o reconhecimentos devidos), o potencial para se fazer mais ainda é enorme - há um grupo importante de professores que tem vontade de fazer mais, de aprender mais e de trilhar novos caminhos...

Por vezes dou por mim a pensar no que seria a escola se aos professores se desse mais liberdade. Mais liberdade em termos de estratégia mas, especialmente, mais liberdade em termos curriculares. Se fosse possível deixarmos de estar tão espartilhados em termos de programas e de exames com metas minuciosas para cumprir. Se passasse por nós a decisão sobre o que é de facto importante para o futuro de cada grupo de alunos. Por vezes dou por mim a pensar...não é um lamento, é mesmo a importância de repensar a educação do futuro.

Quanto à nossa participação no TIC@Portugal'2016, deixo de seguida alguns registos fotográficos.

A comunicação "Arduino e Scratch - uma experiência", no auditório da Escola Superior de Educação de Setúbal

Na nossa workshop de introdução à programação de Arduinos em Scratch, foi um privilégio trabalhar com professores de áreas tão distintas como 1º ciclo, TIC, Matemática e Biologia. E perceber como é possível usar a eletrónica e programação como base de trabalho de projetos em áreas curriculares tão diversificadas. Obrigada a todos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário