Arduino e Scratch - Aulas

Nesta página, deixo os links para os posts relativos às aulas formais de programação de arduino em Scratch:


A primeira sessão

Aula 2 - Explorando as saídas digitais

Aula 3 - Entradas e saídas digitais

Aula 4 - Entradas analógicas

Servomotores

Motores de passo

RGB e saídas PWM

2 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa!!! É muito importante das as ferramentas para que nossos estudantes transformem suas ideias em produtos.

    Temos trabalhado muito com Scratch + Arduino com alunos a partir de 11 anos. E temos utilizados outros softwares - Um é o Mblock, que permite que o Arduino continue rodando o código, mesmo depois de desconectado do pc, sendo alimentado apenas por uma bateria. O outro é o Snap 4 arduino, que tem se mostrado muito rápido, compilando e permitindo o controle de motores e leitura de sensores com uma velocidade muito grande.
    Somos grandes fãs do trabalho de vocês.

    Rui
    Diretor pedagógico
    Casa de Makers

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, tenho seguido o vosso trabalho e admiro imenso a vossa filosofia. Experimentei o Snap4Arduino para controlar um motor de passo, o que não conseguia fazer com o S4A e achei que a potencialidade era enorme. Infelizmente, não sei se por problema meu, revelou-se mais instável, com a placa a desconectar-se com alguma regularidade. Acontece-vos isso? Quanto ao Mblock, nunca experimentei - mas fica na calha! Obrigada pelo feedback e parabéns pelo vosso trabalho, que é uma inspiração mesmo deste lado do oceano!

    ResponderEliminar